• default color
  • blue color
  • orange color
  • green color
CPanel

Alta Beleza - Seu Mundo Fashion começa aqui!

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Guia de Beleza Corpo VINHO TRAZ BENEFÍCIOS PARA O CORPO

VINHO TRAZ BENEFÍCIOS PARA O CORPO

E-mail Imprimir PDF

A medicina estética está em constante evolução. Não é raro ficar sabendo de um novo tratamento que surgiu, uma nova fórmula descoberta, tudo para retardar o envelhecimento da pele. Um dos tratamentos que conquista cada vez mais adeptos é a vinhoterapia. Banhos de imersão em vinho tinto, cremes a base da bebida e pílulas prometem uma pele rejuvenescida, tonificada e hidratada graças aos polifenóis, componentes encontrados nas uvas.

A dermatologista Maria Paula Del Nero explica que essas são substâncias com alto poder anti-oxidante, isto é, combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento e doenças. “A pele está constantemente submetida à exposição solar, que é oxidante e provoca o envelhecimento das células. Os polifenóis têm a capacidade de combater estes radicais livres e proteger a pele dos efeitos danosos do sol”, diz.

Maria Paula disse ainda que os benefícios da vinhoterapia são comprovados cientificamente e que a técnica não possui contra-indicações, salvo quando a pessoa tem alergia a algum componente da fórmula.

Segundo a terapeuta corporal do spa Aroma Campestre, Luisa Vilas Boas, um tratamento completo utilizando o vinho começa com uma massagem relaxante, onde é usado um creme a base da bebida. Em seguida a pessoa é submetida a uma esfoliação suave e segue para um banho de imersão em ofurô, que é composto por cinco litros de vinho tinto orgânico, água e chá de hibiscus, numa temperatura em torno de 38 graus. Pouca iluminação, pétalas de rosas e velas acesas compõem o ambiente altamente relaxante.

“Este é um banho cheio de vitaminas: A, B, C, E e rico em polifenóis, o que o torna altamente hidratante e rejuvenescedor?, relatou Luisa. A terapeuta observa que logo na primeira sessão do tratamento já se nota uma diferença na pele. Ela trabalha ainda com a aromaterapia e diz que o cheiro do vinho é extremamente calmante, aliviando o estresse.

É claro que se a pessoa não tem tempo ou recursos financeiros para um tratamento completo, que dura em torno de quatro horas e custa em média R$ 269, a alternativa pode ser a aplicação de uma máscara facial a base de vinho, uma vez por semana, que, segundo a esteticista, promete afinar as linhas de expressão. Ainda de acordo com a terapeuta, inclusive gestantes podem aproveitar os benefícios da técnica.

Luisa apenas não recomenda o tratamento facial a base de vinho para pessoas com pele acneica ou rosada. Mas o banho de imersão está liberado.

HISTÓRIA - A Grécia Antiga já conhecia os benefícios do vinho para o corpo. Ele era misturado a ervas medicinais e usado contra várias doenças de pele. Tempo depois a terapia caiu em desuso. A cidade francesa de Bordeaux foi pioneira a iniciar tratamentos estéticos a base da bebida, criando um complexo turístico em 1999. E a técnica se expandiu para outros países da Europa como a Itália e Espanha, e depois para países da América. Lugares onde a produção de vinho é bastante forte.

 

 

Política de privavidade