• default color
  • blue color
  • orange color
  • green color
CPanel

Alta Beleza - Seu Mundo Fashion começa aqui!

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Colunista Dr. Maximo Asinelli

Home Colunistas Dr. Maximo Carência de ferro e anemia

Carência de ferro e anemia

E-mail Imprimir PDF

Dentre os nutrientes que necessitamos para manter um organismo saudável, o ferro é um dos mais importantes, principalmente pelas funções que executa. Atuando diretamente na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio, o ferro é indispensável ao corpo humano.

 

A deficiência da ingestão de ferro, principalmente no Brasil, é muito comum e deve ganhar relevância em qualquer instância. É imprescindível procurar um médico quando existir essa deficiência, pois principalmente em mulheres gestantes, em crianças, lactantes, meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução e, principalmente nestes casos, o cuidado deve ser redobrado, o caso pode ser agravante se não tratado corretamente.
A carência de ferro no organismo é denominada anemia e é uma deficiência nutricional muito comum a uma grande parte da população mundial, independente dos estratos sociais. De acordo com o Unicef, somente no Brasil, cerca de 45% das crianças com menos de cinco anos apresentam anemia causada pela deficiência de ferro no organismo. Nestes casos, é aconselhável incluir nas refeições alimentos com folhagem de cor mais escura (agrião, couve), sementes (feijões, grão-de-bico) e carne vermelha (principalmente fígado e coração), que são muito ricos em ferro. A anemia atinge, atualmente, mais de dois bilhões de pessoas, isto é, 1/3 da população mundial, e é responsável pela diminuição de produtividade em atividades no dia-a-dia, dificuldade de aprendizado e retarda-mento no crescimento.

 

 

Curta nosso Facebook


 

Política de privavidade